top of page

A CASA SHALON

A Casa de Passagem Shalon, fundada em 07 de abril de 2009, com sede e foro em Lajeado, é uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter assistencial, com funcionamento na modalidade 24horas por dia, destinado à famílias e indivíduos em situação de violações, abandono, migração, ausência de residência e/ou pessoas em trânsito, sem condições de autossustento.

Ao longo dos últimos anos a Entidade vivenciou transformações marcantes, passando por um intenso processo de reconstrução do atendimento ofertado. Em meados de 2009, foi registrada então, a Associação Evangélica para Recuperação de Dependentes Químicos. No ano de 2011 a Entidade regulamentou sua legislação vigente e se adequou então o Serviço de Centro Terapêutico, sendo essa transformação o fator principal para que a Entidade passasse a ter mais notoriedade na sociedade Lajeadense e consequentemente ser mais reconhecida pelo serviço prestado.

Como a sociedade não é estável, suas demandas mudam e migram geograficamente, no final de 2012, começaram os trabalhos com uma nova e desafiadora demanda que batia à porta da Instituição, os migrantes haitianos em busca de acolhimento, orientações e segurança. Os contingentes migratórios chegam sem noção da língua portuguesa, em busca de emprego nas empresas da microárea que eram conhecidas como grandes empregadoras. A partir de 2016 a Shalon deixou de realizar o trabalho com dependentes químicos e passou a direcionar suas atividades ao acolhimento de pessoas e grupos familiares, tendo em vista a demanda apresentada.

Em 2020 com a Covid 19 e entre o final de abril e início de maio de 2024 frente a ocorrência de um devastador evento climático ocorrido no Rio Grande do Sul, a situação se agravou, surgindo assim novos integrantes da população em situação de rua, elevando ainda mais a vulnerabilidade das pessoas que vivem nesta condição, ampliando o contingente populacional e mudando o perfil dessa parcela da população.

IMG_20250225_135839024_MF_PORTRAIT.png
bottom of page